segunda-feira, 19 de maio de 2014

Resolução



Resolução:

01. 1-F; 2-V; 3-V; 4-V

02. E
03. C
04. B
05. E
06. A
07. C
08. C
09. B
10. D






Gabarito 11. D 12. C 13. A 14. A 15. C 16. C 17. B 18. D 19. B 20. C 21. C 22. D

23 Não existe uma única definição para o conceito de cidade, no entanto, as cidades apresentam características básicas como organização socioespacial, contendo população, infraestrutura tecnológica, cultural e administrativa. É o um local de relações sociais, comerciais, culturais, etc.  

24. A urbanização sem um devido planejamento tem como consequência problemas de ordem ambiental e social. Entre eles podemos destacar o inchaço das cidades, provocado pelo acúmulo de pessoas, a falta de infraestrutura adequada, impactos significativos no meio ambiente, poluições, engarrafamentos, violência, desemprego, desigualdade social, sistema de saúde precário, educação, ausência de saneamento ambiental, entre outros.

25. A violência criminal que atormenta os moradores dos grandes centros urbanos.

26. Do ponto de vista econômico, a transferência da capital do Brasil do Rio de Janeiro para a região Centro-Oeste, com a construção de Brasília, promoveu uma maior integração do território nacional. Daí ocorreu uma dinamização das atividades econômicas no âmbito da construção civil, gerando inúmeros empregos para as populações, em especial os migrantes nordestinos. Além disso, a transferência da capital para a porção central do Brasil promoveu o crescimento de cidades no entorno de Brasília e de outras cidades já existentes, dinamizando os setores da economia urbana (comércio e serviços). Na
agricultura, verificou-se a expansão da fronteira agrícola, transformando a região do cerrado em importante área produtiva da economia nacional, em virtude da emergência de atividades agropecuárias modernas, que estavam articuladas à expansão do capital.

27. Devido ao pouco investimento em políticas habitacionais para as classes mais pobres, as moradias
inadequadas são problemas que persistem no Brasil há mais de um século.

28. Entre os fatores que estão alterando a hierarquia da rede urbana no Brasil estão: as mudanças na infra-estrutura de transporte e telecomunicação; a mudança na distribuição geográfica dos investimentos; o surgimento de novos setores produtivos; a logística empresarial; o processo de desmetropolização e o crescimento das cidades de porte médio, as mudanças nos hábitos de vida; mudança nos fluxos migratórios e a redistribuição da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário